Fazer mudanças na carreira não é apenas para vinte e poucos anos. De acordo com uma pesquisa do Indeed , a idade média das pessoas que mudam de carreira é de 39 anos. Muitas vezes, os profissionais querem fazer uma mudança no meio da carreira, mas não sabem como fazê-lo. Como resultado, o processo de procura de emprego pode parecer assustador, especialmente se você está na mesma empresa há 10 anos ou mais. Nesse ponto, você pode sentir que suas habilidades de busca de emprego estão enferrujadas e que toda a sua rede consiste nas pessoas com quem você trabalha. Então, quando você começa a pensar em atualizações de currículo, cartas de apresentação e entrevistas de emprego, sua cabeça parece que vai explodir.
Aqui estão algumas boas notícias – a transição para uma nova carreira ou indústria não significa que você precisará começar do zero. Pelo contrário, sua experiência e habilidades transferíveis podem ajudar a abrir portas para posições com as quais você nunca sonhou. Uma razão é que as habilidades sociais estão mais em demanda do que nunca. Isso significa que os pontos fortes que você desenvolveu em liderança, solução de problemas e trabalho em equipe lhe darão uma vantagem competitiva para que você possa conseguir o emprego que realmente deseja.
Se você está pensando em uma mudança no meio da carreira há algum tempo, não espere. Aqui estão cinco dicas valiosas para colocá-lo no caminho da autodescoberta e da realização.
Entenda o seu “porquê”
O primeiro passo em sua jornada de mudança de carreira é entender o seu "porquê". Em outras palavras, por que você quer mudar de carreira? Se a resposta for que você odeia seu chefe, sua cultura de trabalho é tóxica ou você está se sentindo esgotado, então você provavelmente vai querer reconsiderar. Certifique-se de que você está correndo em direção a algo em vez de fugir de algo. Nesse caso, seu “porquê” pode ser algo assim:
Quero ser meu próprio chefe, para ter mais controle sobre minha carreira e flexibilidade para trabalhar onde e quando quiser.
Desde jovem sempre tive paixão pela cozinha e sonhava em abrir meu próprio restaurante.
Meu trabalho de contabilidade não está me energizando. Na verdade, está sugando a vida fora de mim. Quero fazer a transição para uma carreira de RH onde possa ter mais interação pessoal e melhorar a experiência do funcionário.
Mude sua mentalidade
Agora é hora de lidar com essa voz em sua cabeça que está dizendo coisas como:
O que as pessoas vão pensar
Você está velho demais para mudar de carreira
Você terá que começar de baixo
Você terá que fazer um corte drástico no salário
Vai levar muito tempo para você adquirir as habilidades necessárias
Você investiu muito tempo em sua carreira atual para mudar agora
Estas são todas as desculpas que são baseadas no medo. Se você realmente deseja se comprometer com uma mudança no meio da carreira, terá que se sentir confortável enfrentando o medo de frente. Reconheça isso, mas não deixe que isso o impeça de alcançar seu objetivo final.
Seja claro em seu objetivo e explore
Agora que você identificou seu "porquê" e enfrentou seus medos, é hora de identificar o objetivo final. Esta etapa exigirá introspecção e exploração de carreira. De uma perspectiva interna, faça a si mesmo perguntas como:
Quais são meus talentos naturais?
Desses presentes, qual eu sou mais apaixonado?
Que grupo específico de pessoas eu mais adoraria ajudar?
Que problema quero resolver para esse grupo de pessoas?
Que tipo de contribuição quero dar ao mundo?
Em seguida, pense nas funções que você gostaria de exercer e comece a alcançar as pessoas nesses setores. Descubra em primeira mão como é o trabalho do dia-a-dia e quais habilidades, experiência e educação são necessárias.
Explorar diferentes carreiras pode assumir outras formas, incluindo:
Lendo livros
Participar de eventos de networking
Ouvir podcasts e webinars
Voluntariado, empregos de meio período, sombra e agitação lateral
Esta fase é crítica porque a última coisa que você quer é pular para uma nova carreira e depois perceber que não é o que você pensava que era.
Preencha nos espaços
Depois de conhecer suas habilidades e o que é necessário, comece a preencher as lacunas. Isso pode significar retornar à escola, fazer um curso online ou obter uma certificação. Lembre-se de que você pode fazer tudo isso enquanto ainda está empregado em seu emprego atual, tendo aulas voltadas para profissionais que trabalham. Além disso, aproveite recursos gratuitos como blogs, podcasts, vídeos e outros ativos online. Dependendo da profissão, você pode até encontrar uma empresa disposta a treiná-lo para fazer o trabalho.
Se prepare
Nesta fase, você está pronto para atualizar seu currículo e aprimorar suas habilidades de entrevista. Você pode querer se apoiar em todos os recursos gratuitos oferecidos na Internet ou até mesmo considerar a contratação de um coach de carreira. Existem novas habilidades que você precisa desenvolver, como criar vídeos ao vivo ou falar na frente de um grande grupo de pessoas? A melhor maneira de ficar bom em qualquer coisa é praticar, praticar, praticar. Encontre pessoas que se destacam nessa habilidade específica e as imite. Lembre-se, quanto mais você faz isso, mais fácil fica.
A ideia de uma mudança no meio da carreira pode ser emocionante e assustadora ao mesmo tempo. Vale a pena? De acordo com a pesquisa do Indeed, a resposta esmagadora é sim, com 88% dos que mudam de carreira dizendo que estão mais felizes desde que fizeram a mudança. Não deixe a inércia mantê-lo preso em um trabalho que você odeia. Todos nós temos presentes que merecem ser compartilhados com o mundo, e os seus não são exceção!
Comentários
Postar um comentário