Pular para o conteúdo principal

10 dicas não convencionais (mas muito eficazes) para quem procura emprego

 

 No mercado para um novo emprego? Você provavelmente já foi instado a "perseguir suas paixões", "alavancar sua rede", "adaptar e arrumar seu currículo", "fazer sua lição de casa" e "vestir-se para o sucesso" - entre outras coisas.


“Esses são aspectos fundamentais para a procura de emprego que são atemporais”, diz Teri Hockett, executivo-chefe da  What's For Work? , um site de carreira. David Parnell , consultor jurídico, coach de comunicação e autor , concorda: “Muito disso existe há tempo suficiente para se tornar convencional por um motivo: funciona”, diz ele. “Se você olhar mais de perto, coisas como networking, pesquisa e inscrição para vários empregadores são tipos de atividades fundamentais de 'bloquear e enfrentar' que se aplicam a 80% da curva de sino. Eles dependem de lançar uma ampla rede; alavancam a lei das médias; eles aderem aos fundamentos da psicologia. Não é de admirar que eles ainda funcionem.”


Mas algumas delas “envelhecem e são usadas em demasia, porque a procura de emprego é tão única e criativa quanto um indivíduo”, diz Isa Adney , autora de Community College Success e do blog FirstJobOutofCollege.com . “Quando você pergunta a qualquer profissional que alcançou algum nível de grandeza como chegou lá, a jornada é sempre única, sempre variada e raramente trivial. A maioria, de alguma forma, seguiu sua paixão, usou sua rede e teve um bom currículo - mas essas coisas geralmente fazem parte de um quadro muito maior e um caminho imprevisível e sinuoso. Em vez de sempre seguir as fórmulas exatas de procura de emprego, a maioria estava simplesmente aberta a possibilidades e ficou muito boa em tudo o que estava fazendo.”


Não estamos dizendo que você deve descontar ou desconsiderar completamente os conselhos tradicionais de busca de emprego. Mas não custa nada misturar e tentar abordagens menos convencionais até atingir seus objetivos, diz Hockett.


Parnell diz que, de um modo geral , os métodos não convencionais devem ser usados ​​com moderação, criteriosamente e apenas quando necessário. “E quando você decidir usá-los, leve em consideração de forma abrangente, reconhecendo coisas como padrões da indústria, personalidades envolvidas e o tipo geral de responsabilidades do cargo, antes de criar estratégias.”


Aqui estão 10 dicas não convencionais (mas muito eficazes) para quem procura emprego:


1. Seja vulnerável. Não há problema em pedir conselhos às pessoas! “Muitas vezes achamos que temos que nos vender como esse craque sabe-tudo para conseguir um emprego, mas descobri que a melhor maneira de construir relacionamentos com pessoas com quem você gostaria de trabalhar (ou para quem) é para começar sendo vulnerável, compartilhando sua admiração pelo trabalho deles e pedindo conselhos”, diz Adney. “Recomendo fazer isso com profissionais de empresas nas quais você adoraria trabalhar, muito antes de eles terem uma vaga de emprego para a qual você se candidata.”


2. Nem sempre siga sua paixão. "Siga sua paixão" é uma das peças mais comuns de sabedoria profissional, diz Cal Newport, autor de So Good They Can't Ignore You: Why Skills Trump Passion in the Quest for Work You Love . “Também está errado.” Se você estuda pessoas que acabam amando seu trabalho, a maioria não seguiu uma paixão pré-existente, diz. “Em vez disso, sua paixão pelo trabalho se desenvolveu ao longo do tempo, à medida que melhoravam no que faziam e assumiam mais controle sobre sua carreira.”


Adney concorda até certo ponto. Ela não acha que os candidatos a emprego devem desconsiderar completamente suas paixões – mas acredita que “desafiar essa sabedoria convencional é vital, especialmente porque os estudos ainda mostram que a maioria dos americanos está infeliz em seus empregos”.


3. Crie sua posição. Não fique sentado esperando seu “emprego dos sonhos” abrir. Estude o setor ou campo para o qual deseja ingressar e determine uma ou duas empresas para as quais gostaria de trabalhar, diz Hockett. “Então descubra seus desafios por meio de relacionamentos ou informações públicas. Com isso, você pode criar uma solução para eles que você pode compartilhar direta ou publicamente por meio de um blog, por exemplo. O conceito aqui é ser notado oferecendo uma solução para ajudá-los sem esperar nada em troca.”


4. Aprenda a ouvir. Os candidatos a emprego estão tão envolvidos em transmitir uma determinada mensagem e imagem ao empregador que muitas vezes não ouvem.


“A escuta poderosa é uma ferramenta de treinamento, bem como uma habilidade incrível para se ter em sua vida”, diz Abella. “A arte da conversação está em saber ouvir – e o mesmo se aplica às entrevistas de emprego. Saiba quando falar, quando parar de falar e quando fazer perguntas.”


Ao praticar para entrevistas, não ensaie apenas suas respostas para perguntas como “você pode me falar sobre você?” "Por que você quer este trabalho?" e "quais são seus maiores pontos fortes e fracos?" Pratique ouvir com atenção e atenção sem interromper.


5. Comece no topo e desça. Aprendemos com Chris Gardner (interpretado por Will Smith) em The Pursuit of Happyness (o filme biográfico baseado na vida de Gardner) que você precisa começar de cima e descer. “Por que abordar os recursos humanos na esperança de que seu currículo chegue à autoridade de contratação?” diz Parnell. “Basta levá-lo lá você mesmo. Tenha o cuidado de usar o tato, o respeito e a clareza durante o processo, mas, mesmo assim, vá direto ao decisor.”


6. Construa um relacionamento com o assistente administrativo. Embora você queira começar no topo (veja o nº 5), eventualmente desejará construir relacionamentos estratégicos com o pessoal de todos os níveis.


“Um recurso terrivelmente subutilizado é o assistente administrativo do empregador”, diz Parnell. “Como contraparte confiável do gerente, geralmente há apenas uma leve barreira social entre os dois. Eles conhecem a agenda, os interesses, as responsabilidades e as preferências do gerente. Fazer amigos ou até mesmo se envolver em algum relacionamento de quase troca com eles pode fazer toda a diferença no mundo.”


7. Não se candidate a um emprego assim que o encontrar.A pior parte da procura de emprego é a temida rolagem de um quadro de empregos on-line, solicitando emprego após emprego e nunca tendo resposta, diz Adney. "Quando você encontra um emprego online no qual está realmente interessado, candidatar-se é a última coisa que você deve fazer. Em vez disso, pesquise essa empresa e os profissionais que trabalham lá e entre em contato com alguém da empresa antes de se candidatar ao emprego. , deixando-os saber que você admira o que eles fazem e adoraria seus conselhos.” Em seguida, faça perguntas por e-mail ou telefone sobre o que eles gostam e acham desafiador em seu trabalho, e pergunte se eles têm alguma dica para você. e então você pode perguntar a eles sobre como obter sua inscrição e currículo nas mãos certas", diz ela. "


8. Concentre-se na linguagem corporal. Você provavelmente já ouviu isso antes, mas os candidatos a emprego não levam isso a sério o suficiente. “A linguagem corporal é incrivelmente importante em entrevistas de emprego”, diz Abella. “Observar a sua (postura, suas mãos, se você está relaxado ou não, confiança) ajudará você a exalar confiança”, explica ela. “Enquanto isso, prestar atenção à linguagem corporal do entrevistador pode permitir que você avalie se está ou não no caminho certo.”


9. Não se concentre em encontrar um trabalho que você ame agora . Não fique obcecado com o quanto você vai gostar de um determinado trabalho no primeiro dia, diz Newport. A maioria das posições de nível básico não são glamorosas. “A pergunta certa a ser feita ao avaliar uma oportunidade é como seria o trabalho em cinco anos, supondo que você passou esses anos se concentrando como um laser no desenvolvimento de habilidades valiosas. Esse é o trabalho para o qual você está entrevistando.”


Adney concorda. “Ao escolher um emprego no início de sua carreira ou no início de uma mudança de carreira, concentre-se menos no quanto você adoraria desempenhar as funções do trabalho e concentre-se mais em onde você terá a maior oportunidade de agregar valor à empresa, interagir com as melhores pessoas do seu setor e ter a capacidade de colocar o pé na porta de uma empresa que contrata principalmente internamente.”


10. Torne-se seu maior fã . Depois de encontrar uma empresa na qual você adoraria trabalhar, torne-se o maior fã dela. “Tornar-se fiel à marca pode levar a se tornar um funcionário”, diz Hockett. “Mas é claro que você precisa estabelecer ou participar de um fórum onde você está constantemente comunicando essa mensagem; um que eles verão.” Idealmente, as organizações querem que os funcionários amem sua empresa e sejam entusiasmados com seu trabalho. Fãs leais são consumidores apaixonados e muitas vezes são ótimos funcionários por causa disso, ela conclui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Concurso UFSM 2022: Inscrições abertas para Técnico-Administrativo em Educação com salário R$ 2.446,96.

A UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA publicou o edital  para abertura de inscrições, no período de 28/11/2022 a 27/12/2022, para o Concurso Público destinado ao provimento de vagas do quadro de pessoal Técnico-Administrativo em Educação. O cargo de  Assistente em Administração exige o ensino Médio Completo com salário de R$ 2.446,96.  Inscrições As inscrições para o concurso público serão realizadas somente via internet, no endereço eletrônico www.ufsm.br/trabalhe-na-ufsm/, no período entre as 09h do dia 28/11/2022 e 23h59min do dia 27/12/2022 observado o horário oficial de Brasília. 2.2 Para os candidatos que necessitarem de acesso a internet para efetuarem sua inscrição, serão disponibilizados computadores, durante o período de inscrições, no prédio da Administração Central (Reitoria) - campus da UFSM em Santa Maria, 3º andar, sala 354, no horário das 8h às 12h e das 13h30min às 17h, exceto nos sábados, domingos e feriados. A prova objetiva será realizada na data provável de 26 de m

Aberto Concurso da Polícia Militar do Estado de São Paulo com 2.700 vagas e Salário de R$ 3.875,27

  A Diretoria de Pessoal da Polícia Militar do Estado de São Paulo tornou pública a abertura das inscrições para a realização de concurso público e estabelece normas específicas destinadas a selecionar candidatos visando ao provimento de 2.700 (dois mil e setecentos) cargos de Soldado PM de 2ª Classe do Quadro de Praças de Polícia Militar (QPPM), destinados a candidatos do sexo masculino e feminino. A remuneração básica inicial para o cargo de Soldado PM de 2ª Classe é de R$ 3.875,27 (três mil, oitocentos e setenta e cinco reais e vinte e sete centavos), sendo que as parcelas que a compõem são: padrão no valor de R$ 1.544,80 (mil, quinhentos e quarenta e quatro reais e oitenta centavos), Regime Especial de Trabalho Policial (RETP), previsto na Lei nº 10.291/68, no valor de 1.544,80 (mil, quinhentos e quarenta e quatro reais e oitenta centavos), e insalubridade. As atribuições do cargo de Soldado PM de 2ª Classe são: o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, envolvendo