O bem-estar mental no local de trabalho refere-se ao bem-estar dos funcionários em todos os aspectos da vida – psicológico, emocional e social, dentro de um ambiente de trabalho compartilhado. É o estado mental positivo que um funcionário experimenta em sua vida profissional diária.
Como um indivíduo passa a maior parte do seu dia no local de trabalho, é extremamente importante ter uma boa saúde mental para que ele possa ter respeito por si mesmo e pelos outros, construir relacionamentos positivos com colegas de trabalho e lidar com os desafios e responsabilidades diários envolvidos no trabalho deles.
Sabe-se que a saúde mental positiva dos funcionários reduz o absenteísmo e a rotatividade de funcionários. O sucesso no trabalho é medido por atingir metas de produtividade, obter ganhos financeiros, concluir projetos no prazo e sentir-se satisfeito com a vida profissional. Garantir o bem-estar do funcionário é benéfico para a organização, pois um funcionário mentalmente feliz pode lidar com o estresse, trabalhar de forma produtiva.
As organizações enfrentam vários desafios quando seus funcionários não estão mentalmente bem e sofrem de vários problemas de saúde mental. Cerca de 71% dos adultos relataram pelo menos um sintoma de estresse, como fadiga crônica, dores de cabeça frequentes, sensação de sobrecarga, ansiedade ou episódios de pânico. Quando um funcionário sofre de qualquer doença emocional, mental ou física, é provável que tenha um desempenho inferior e seja incapaz de atender às demandas profissionais no trabalho.
Esses sintomas podem causar burnout, que são causados por sensação de desamparo ou descontrole no trabalho, expectativas de trabalho pouco claras ou exigentes, trabalho sem desafios atribuído ou um ambiente de alta pressão e caótico. O problema é agravado quando, como sociedade, há estigma associado à procura de ajuda para esses problemas de saúde mental.
Um estudo realizado em 2021 na Índia revelou que mais de 36% dos indivíduos pesquisados apresentavam problemas de saúde mental e 50% estavam preocupados com um futuro incerto devido às rápidas mudanças decorrentes da pandemia de Covid-19. Esses números sugerem que as organizações precisam abordar a saúde mental de seus funcionários e fornecer uma solução que possa resolver seus problemas de forma eficaz.
Grandes organizações estão adotando programas de Mindfulness para facilitar uma melhor saúde mental entre suas forças de trabalho – tanto da perspectiva de tomar medidas preventivas quanto de ajudar aqueles que não conseguem expressar o problema sobre sua saúde mental. Mas, o que é Mindfulness? Mindfulness é geralmente descrito como o estado de ser, em que o foco ou atenção é dada ao que está acontecendo no momento presente, ou seja, pensamentos, emoções, sensações corporais, impulsos e ambientes sem anexar julgamentos ou interpretações inúteis a isso.
A atenção plena pode ser descrita como “consciência focada no presente”, o que sugere que um indivíduo consciente não está remoendo o passado ou se preocupando com o futuro, criando padrões de estresse e ansiedade. Eles estão simplesmente presentes no AQUI e AGORA. Mindfulness, como prática, permite observar o momento interno e externo, aumentando assim a autoconsciência sobre a resposta que se pode ter, em vez de reagir sem pensar. Como resultado, estar atento resulta em uma melhor compreensão de si mesmo, dando assim à pessoa a opção de agir sábiamente e fazer uma escolha sábia.
De acordo com pesquisas científicas, a atenção plena é um elemento-chave na redução do estresse e no aumento da felicidade e do bem-estar geral de um indivíduo. Portanto, as organizações que estão introduzindo regularmente programas de atenção plena no local de trabalho testemunharam uma melhora significativa na saúde física e psicológica dos funcionários.
O efeito dominó da atenção plena inclui uma variedade de benefícios adicionais – relações de trabalho positivas, maior resiliência, melhor desempenho de tarefas, melhores habilidades de tomada de decisão, melhor satisfação no trabalho, motivação para o trabalho, melhor gerenciamento do estresse, mais foco e concentração, maior envolvimento dos funcionários e e uma maior capacidade de lidar com a mudança.
Os programas de atenção plena baseados em evidências e apoiados pela neurociência que agora estão disponíveis na Índia têm vários benefícios adicionais no local de trabalho, devido ao seu impacto positivo no bem-estar mental e físico de um indivíduo. Quando algo desafiador acontece no trabalho, um funcionário atento não vai simplesmente reagir e tirar conclusões precipitadas.
Em vez disso, eles analisarão a situação, pensarão de forma construtiva em uma solução que será eficaz e criará um impacto positivo na organização. Portanto, a atenção plena é uma habilidade importante que as organizações devem cultivar e investir para melhorar a qualidade do trabalho e criar um ambiente de trabalho positivo e eficaz para os próximos tempos.
Uma força de trabalho consciente e feliz é a necessidade do momento e as organizações na Índia precisam começar a investir no bem-estar mental de seus funcionários.
Comentários
Postar um comentário